Páginas

03/08/2012

Apenas Pão & Circo

   Panem et Circenses: mais popularmente citada como pão e circo. Esta foi uma política criada pelos antigos romanos que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.

   Todo o fim de semana, o imperador da Roma Antiga dava pão e uma luta com gladiadores de graça, para todo o povo. Isso era feito para que as pessoas esquecessem os problemas que havia e deixassem os govarnantes "em paz".
   Esse metodo não acabou na Antiga Roma. Hoje no lugar de gladiadores, temos novela e futebol e no lugar de pão, temos bolsa-família e outras ajudas dadas pelo governo.
   Isso funciona muito bem. Grande parte da população pensa: "Por que vou me importar com política ? Ta passando o jogo na TV." ou então "Não vou saber os meus direitos como cidadão se eu posso ir tomar um shop com os amigos.". Isso é ruim para o povo, pórem, ótimo para políticos. É dessa forma que eles podem roubar, desviar dinheiro, entre outras coisas que fazem.
   Hoje à tarde eu vi um post que me deixou indignado. O autor (a) afirmava que as pessoas se preocupavam com o direito de dar a bunda, ao invés de se preocupar com política e corrupção (Com certeza quem fez o post não entende ou tem uma visão muito errada da parada gay, mas isso é outra história. voltando ao pão e circo...).
   O povo fez uma passeata para Jesus, onde foram mais de 250 mil pessoas, sendo que na marcha contra corrupção foram no máximo entre 7.000 e 10.000 (isso em Brasília, que teve o maior número). Se contar o número de pessoas que pára tudo que está fazendo para ir assistir novela, acho que passa de 250 mil.
   O motivo principal para existir tantos políticos corruptos é o povo ignorante, a maior arma contra o Estado é o conhecimento, mas o pão e circo virou um ciclo vicioso, pessoas recebem-o e ficam felizes, não procuram conhecimento, políticos roubam e dão pão e circo, as pessoas não procuram o conhecimento e isso continua sem parar. Primeiro precisamos quebrar esse ciclo, depois conscientizar as pessoas dos direitos, assim poderemos cobrar dos políticos, conseguindo assim, hospitais públicos de melhor qualidade, escolas públicas com professores e ensinos melhores e evoluir, quem sabe até ser um país de "primeiro-mundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário