Páginas

03/08/2012

Apenas religião

  

Religião
(do latim religare, significando religação com o divino, o ato de se religar com deus) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.

   Eu sou ateu (Não, eu não amo o demónio), isso significa que eu não acredito em deus e não tenho religião. Minha opinião sobre religiões é que pessoas procuram nela conforto e isso, ao meu ver, é algo normal, exceto quando a pessoa ao invés de pregar a palavra do seu deus ou divindade, prega o ódio e o preconceito.

   Todos sabemos que uma das patologias mais comuns no universo religioso é a doutrinação de crianças em atendimento ao dogma, perpetuando e permitindo assim, toda a sorte de maleficios e oriundos da crença teísta. Junto com os versículos sempre vai de brinde; o preconceito, o medo, a redução da capacidade critica, a ideia de pecado e de que nada tem valor a não ser aquilo obtido por favor e a favor de deus, gerando, em muitos casos, danos irrecuperáveis a estima dessas pessoas que jamais vão entender totalmente o valor de conquistas pessoais.
   Em muitas religiões, há um livro dizendo que se esse  antigo sanguinario "herói", não for obedecido cegamente e amado de forma inflexível e não for seguido de forma incontestável, não haverá alternativa senão a condenação à uma vida eterna de tormenta inescápaveis, onde se perpetuarão torturas inimagináveis por um terrível vilão. Sejamos francos, que jovem resistiria a tal imagem ?! Resta alguma alternativa a não ser adorar esse ser mistico, que segundo seu próprio livro sagrado, já trucidou populações inteiras de criança anteriormente ? Fale a verdade, se você que está lendo esse texto agora, se você tivesse menos de dez anos estaria apavorado, não ?!
   Crescemos sempre ouvindo que o abuso de crianças se tratava apenas de estupro e agressão física, mas... e o abuso mental, onde fica ? Será que não causa danos em uma psicologia em construção ? Já  existem psicologos que se especializam em tratar sindromes causadas por medo religioso, que se direcionam a tratar adultos e crianças com fobia do inferno e com culpa relacionado a pecado, jovens que relatam traumas relacionados com a igreja que frequentavam e adoençem por medo do fim do mundo, vez que ouviram quando crianças que qualquer acontecimento climatico deveria ser interpretado como um sinal apocaliptico. Existem muitas crianças que estarão condenadas de verdade a viverem uma vida limitada pelas escolhas de outros (vindo de uma doutrina de um tempo em que se acreditava que os ratos nasciam do queijo).

   Um conselho se você está esperando um filho ou pretende ter: Não doutrine seu filho a nenhuma religião, espere que ele cresça e escolha a sua propria religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário